sábado, 19 de janeiro de 2013

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)

É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.


Como participar?


Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município deve seguir três passos: a adesão, o cadastro e a seleção das escolas.
A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Para isso deve-se baixar o documento a seguir, assinar e enviar ao MEC com a documentação exigida
 Documento de Adesão

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo, executado no âmbito do Ministério da Educação, visa a promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. O programa compõe-se de três vertentes de ações, quais sejam:
     a)Implantação de ambientes tecnológicos equipados com computadores e recursos digitais nas escolas públicas de educação básica;
   b)Capacitação dos professores, gestores e outros agentes educacionais para a utilização pedagógica das tecnologias nas escolas e inclusão digital;
     c)Oferta de conteúdos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED-MEC.
A implementação do ProInfo ocorre mediante uma parceria estabelecida entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e uma estrutura operacional descentralizada.

Cabe ao MEC:
     -> Implantar ambientes tecnológicos equipados com computadores e recursos digitais nas escolas, em parceria com Estados, Municípios e o Distrito Federal;
   -> Prover capacitações para os formadores dos NTEs municipais e estaduais e outras Agências de Formação, professores e outros agentes educacionais envolvidos no Programa;
     -> Disponibilizar conteúdos educacionais, soluções e sistemas de informações.
     -> Disponibilizar o Portal do Professor.

Aos Estados, Distrito Federal e Municípios cabe:
   -> Prover a infra-estrutura adequada, serviços de manutenção e segurança para os ambientes tecnológicos destinados às escolas e Núcleos de Tecnologia Educacional;
    -> Viabilizar e incentivar as capacitações dos professores e outros agentes educacionais para utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação;
    -> Assegurar recursos humanos e as condições necessárias ao trabalho dos Núcleos de Tecnologia Educacional no desenvolvimento e acompanhamento das ações de capacitação nas escolas;
    -> Assegurar suporte técnico e manutenção dos equipamentos dos laboratórios ProInfo, findo o prazo de garantia da empresa fornecedora;
A parceria é firmada por meio da assinatura de um Termo, onde estão detalhadas as responsabilidades de cada instância.

Para manifestar seu compromisso de adesão ao Programa, os municípios devem:
1) Cadastrar-se junto a SEED, informando o CNPJ da Prefeitura no quadro abaixo e em seguida clicar no botão "Verificar".
2) O sistema mostrará um quadro com algumas informações. Confira e/ou preencha os dados; Se necessário, atualize/altere as informações neste mesmos quadro. Ao final clique no botão "enviar".
3) Depois clique no botão "Download Termo de Adesão", salve o termo, preencha e assine-o.
4) Envie o Termo de Adesão para o endereço correspondente da Coordenação Estadual de seus respectivos estados, junto com as cópias autenticadas de:
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência e
  • Termo de posse ou diploma.
Obs1: O Termo de Adesão e os documentos citados acima são correspondentes ao responsável pela Prefeitura (Prefeito ou seu substituto legal)
Obs2: Atenção: A assinatura do prefeito deve ser igual a da identidade ou reconhecida firma em cartório.

Após essa etapa, deve ser feito o cadastro do prefeito em nosso sistema, onde será cadastrado um nome de usuário e senha, criado pelo próprio usuário, que permite que o próximo passo, a seleção de escolas, seja efetuado.
Faça seu cadastro aqui
sip.proinfo.mec.gov.br/pessoa/prefeito_cad_index.Prezados (as),

Informamos que caso o seu município já tenha realizado a adesão em outro momento, não é preciso realizar uma nova adesão e sim, o cadastro do novo prefeito, sendo necessário informar o número do CNPJ e o email da secretaria de educação.
Esclarecemos ainda que caso o prefeito não possua cadastro ou tenha sido substituído, será necessário efetuar um novo cadastro, conforme o 2º passo do manual no link abaixo.

http://sip.proinfo.mec.gov.br/upload/manuais/sigetec_adesao_prefeituras.pdf

IMPORTANTE: ANTES DE REALIZAR O CADASTRO DO PREFEITO, VERIFICAR SE O MESMO JÁ POSSUI ACESSO AO SISTEMA, POIS CASO SEJA REALIZADO CADASTRO EM DUPLICIDADE, O MUNICÍPIO FICARÁ SEM O ACESSO AO SISTEMA.


 Critérios de Seleção das Escolas

ProInfo Rural
·         Escolas de ensino fundamental
·         Área rural
·         Com mais de 50 alunos
·         Energia elétrica
·         Sem laboratório de informática
ProInfo Urbano
·         Escolas de ensino fundamental - 5ª a 8ª
·         Área urbana
·         Com mais de 100 alunos
·         Energia elétrica
·         Sem laboratório de informática
A pré-seleção das escolas ProInfo é feita pelo sistema, em que  já existem escolas de acordo com os critérios adotados nestas distribuições.
As escolas estaduais são selecionadas pela Coordenação do ProInfo de cada Estado. Já as escolas municipais são selecionadas pelos prefeitos dos municípios.

COMPOSIÇÃO DOS LABORATÓRIOS


DISTRIBUIÇÃO PROINFO URBANO 2009
ITENS:

1 servidor de rede;
15 estações para o laboratório de informática;
2 estações para área administrativa;
Monitores LCD;
1 Roteador Wireless;
1 Impressora Laser;
1 Leitora de Smart Card;
Sistema Linux Educacional;
Garantia de 3 anos;
Não acompanha mobiliário.

Dados relevantes:
  • Sala com Segurança (grades nas portas e janelas);
  • Mobiliário para acomodar 18 terminais e 1 impressora;
  • Onze tomadas de pino triplo, sendo dez para o laboratório e uma área administrativa

DISTRIBUIÇÃO PROINFO RURAL 2009

ITENS:
1 servidor;
4 estações;
Monitores LCD;
1 Impressora Jato de Tinta;
Linux Educacional;
Garantia de 3 anos;
Mobiliário (5 mesas para computador, 5 cadeiras e 1 mesa para impressora);

Dados relevantes:
  • Sala com Segurança (grades nas portas e janelas);
  • Uma tomada de pino duplo para o laboratório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário