Redes de Aprendizagem (40h). NOVO
O
curso Redes de Aprendizagem tem como objetivos
gerais:
·
Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultural digital nesta sociedade
altamente tecnificada;
·
compreender como as novas mídias sociais diversificaram as
relações entre as pessoas, e em especial, como
estas mudanças afetaram nossos
jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
·
compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.
O curso está dividido em três unidades que têm como
objetivos específicos:
Unidade
1: Cultura midiática e escola: Problema?
·
Incentivar o início de reflexão e a busca da compreensão dos
fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens,de modo a nos tornar mais afins à uma atuação em
conjunto com eles, sendo mais capazes de
contemplar seus desejos e
necessidades e proporcionando um uso
mais útil e significativo das tecnologias.
·
Iniciar-se na experimentação pessoal do uso das redes sociais.
Unidade
2: Cultura das redes: mapeamentos fundamentais
·
Identificar características gerais da cultura contemporânea
altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das
redes.
·
Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens
realizam nos ambientes de mídia social.
·
Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias
sociais, em especial o Portal do Estudante.
Unidade
3: Mídias Sociais e Escola– Caminhos
para a Cidadania
·
Reconhecer o papel da escola e dos
professores na formação de sujeitos capazes de posicionar-se de modo crítico e
criativo frente às profundas transformações
que esta nova era de tecnificação nos desafia.
·
Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel
das novas mídias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e
justa.
·
Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e
significativa das novas mídias sociais pela escola.
Introdução a Educação Digital (60 horas)
§
Conceituar
tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial
e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em
sociedade.
Aqui se busca a percepção da escola como um
espaço privilegiado para a promoção da inclusão digital; o reconhecimento de
que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital
e que a incorporação da tecnologia ao processo educativo, cria oportunidade
ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
§
Adquirir
competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores.
Dentre elas:
-
Conceituar
os componentes do computador e do sistema operacional;
-
Identificar
o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais
dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
-
Conceituar
e operar adequadamente os administradores de arquivos reconhecendo os principais
dispositivos de armazenamento (HD, CD, pendrive);
-
Conceituar
os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações,
navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que necessidades e
problemas podem ser por eles resolvidos;
-
Operar
as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de imagens,
de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas);
-
Organizar
e sistematizar conteúdos em vários tipos de formatos digitais, reconhecendo as
possibilidades de transferências de dados entre estes diferentes formatos.
-
Compreender
a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e avaliar
informações da WEB.
-
Identificar
os procedimentos mais gerais de segurança e privacidade ao compartilhar
informações em rede.
§
Identificar e
reconhecer o potencial de uso pedagógico das diversas ferramentas
computacionais utilizadas durante o curso;
§
Analisar
preliminarmente o papel das redes digitais na promoção dos processos
cooperativos de trabalho e aprendizagem:
-
Analisar a importância da cooperação no aprendizado e
refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática
pedagógica;
-
Analisar
o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção
e/ou veiculação de conteúdo digital
(blogs, wikis, youtube, etc.);
-
Conceituar
e reconhecer as especificidades comunicativas, das principais textualidades digitais
e o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços: bate-papo, e-mail,
fóruns e listas de discussão, redes sociais;
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (60h)
Na perspectiva
dos objetivos gerais
e específicos do ProInfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e
aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-
práticos para que os professores e gestores escolares possam:
• compreender o potencial
pedagógico de recursos das
TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
•
planejar
estratégias de ensino
e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis
e criando situações
de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à
criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem efetivamente
na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em
cada série;
• utilizar
as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de
ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
O curso é composto por quatro unidades de estudo tendo cada uma objetivos específicos conforme
descrito abaixo:
Unidade 1:
Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
•
Contextualizar a temática: Tecnologia na sociedade,
na vida e na escola.
• Propiciar
reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem
contínua.
• Instigar a
observação sobre a
própria escola em
relação ao uso
das tecnologias disponíveis.
• Apresentar
e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos.
• Recontextualizar
o uso dos recursos
computacionais, inclusive do ponto de vista pedagógico
(editores de textos e de apresentações, gerenciamento de
arquivos, internet).
Unidade
2: Internet, hipertexto e hipermídia
• Apresentar
a internet
como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para
pesquisa como para publicização do que se faz na escola).
• Apresentar
espaços de pesquisa e de colaboração na internet (Wikipédia e Blogs entre
eles).
• Apresentar
os hipertextos como modalidade típica de
registro na internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
• Apresentar
o conceito de
hipertexto como a
forma de representação não linear
do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia
computacional.
• Promover
algumas reflexões iniciais sobre a relação entre esta forma de representação (o
hipertexto) , os novos processos de leitura e escrita gerados e as
práticas pedagógicas correspondentes.
• Provocar
o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando
dos Blogs como possíveis ferramentas de edição de hipertextos.
Unidade
3: Currículo, projetos e tecnologia
·
Contextualizar o tema de que trata a Unidade 4: Currículo,
projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias — em
especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos.
·
Propiciar o planejamento e aplicação de ações, na perspectiva da
pedagogia por projetos
·
Identificar as características do currículo construído por meio
do desenvolvimento de projetos, com o uso de tecnologias.
·
Propiciar a identificação
das concepções de currículo e sua
ressignificação diante das possibilidades de
integração da escola
com diferentes espaços
de produção de conhecimento.
Unidade
4: Prática pedagógica e mídias digitais
• Apresentar
algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.
•
Conhecer algumas das novas possibilidades pedagógicas trazidas
pelas mídias digitais.
•
Apresentar os repositórios de mídias da internet, em
particular, os do MEC.
• Apresentar o Portal
do Professor como ambiente em que se podem encontrar sugestões de uso de
mídias, debater formas de uso, bem como
colocar disponíveis para terceiros as experiências
que os cursistas vierem a desenvolver.
• Estimular
o uso de recursos de autoria em mídias digitais
(programas, equipamentos e
linguagens) para a síntese e expressão de conhecimentos construídos no
desenvolvimento de projetos.
• Apresentar
as etapas e os recursos essenciais na produção de imagem, áudio e vídeo
digitais.
Elaboração de Projetos (40h);
Em consonância com as diretrizes e os objetivos do
Programa Proinfo Integrado, o curso Elaboração de Projetos (40h) tem como
foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas,
metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:
·
Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de
projetos de sala de aula;
·
Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico
relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico,
projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de
projetos);
·
Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração
com as TIC;
·
Planejar e desenvolver o Projeto Integrado
de Tecnologia no Currículo
Olá Cláudia! O curso Redes de Aprendizagem é proposta do proinfo ou do NTE de vcs? Já tens os novos materiais de apoio dos cursos reformlados? Só tenho do introdução e queria os outros.
ResponderExcluirAbs
Jaqueline
NTM Gravataí - RS